Informação como diferencial do músico

Herik Assis

Nas últimas décadas, com a grande expansão de mercados e surgimento de outros, provocados pelo surgimento e evolução das tecnologias de informação, uma grande variedade de empresas e empreendedores surgiu no meio musical. Desde um professor de música até uma grande empresa fonográfica ou de sonorização.

Seja qual for o tamanho da empresa, a informação é tida como recurso estratégico para o desenvolvimento do seu negócio. Mas para que este recurso seja bem aproveitado é necessário observar a existência de um processo lógico de trabalho com a informação:

            – Organização da informação
            – Gestão da informação
            – Utilização da informação

O processo de organização da informação por ser o primeiro e consequentemente base para os outros, requer cuidado em prever quais dados são essenciais para o negócio, adquirí-los e armazená-los corretamente. Hoje em dia, pela grande quantidade de dados que uma empresa/empreendedor precisa lidar diariamente, é imprescindível manipular as informações do negócio com a ajuda de uma ferramenta autômata (computador, por exemplo).

No processo de gestão da informação, a manipulação das informações é feita criando meios para melhor conhecer o cliente, o mercado, e o próprio produto/ serviço com o qual a empresa trabalha, assim como quais destes são mais lucrativos. Ou seja, fazer o tratamento da informação através de categorização, por exemplo.

Até aqui, toda a metodologia direciona-se aos dados e informações de que se possui ‘passivamente’. Por dados e informações ‘passivas’ entende-se aqueles que se possui como os dados pessoais de um cliente, mas que não são utilizados para gerar benefícios financeiros ou na criação de novos produtos/ serviços.

Para utilizar a informação é necessário ter um bom sistema de recuperação da informação. Alguns podem dizer: ‘Isto é fácil! Basta eu colocar as ‘informações’ num computador e quando eu precisar dos dados de um cliente, por exemplo, eu acho com tranqüilidade’.

É preciso, neste momento, diferenciar dado de informação:

Dado é tudo aquilo que se pode quantificar.

Informação é gerada a partir da interpretação dos dados.

Assim, recuperar uma informação não é somente fazer com que um sistema mostre os dados. É preciso desenvolver um sistema com dados previamente selecionados, para que seja possível perceber o desenvolvimento do negócio ou tendências de mercado no meio musical.

O processo de utilização da informação inclui a disseminação (distribuição) e a aplicação.

Disseminar a informação não é meramente fazer propaganda. Neste caso, trata-se de distribuir a informação que seja de interesse da empresa em seu ambiente interno. Considerando os empreendedores, a distribuição de informação pode parecer sem sentido. No entanto, este ‘ambiente interno’ não se trata somente da empresa/empreendedor isoladamente. Incluem-se seus clientes, fornecedores, parceiros, etc. Assim, disseminar informação pode ser desde uma propaganda, até um simples informativo. Mas, sempre baseado num processo de estudo e levantamento constante que direcione com segurança toda e qualquer ação de disseminação de tal informação.

A aplicação da informação pode ser feita de diversas formas e em diversos departamentos da empresa ou atividades do empreendedor:

            – desenvolvimento de estratégias de marketing com focos definidos;
            – desenvolvimento de novos produtos/serviços;
            – direcionamento do produto/serviço para um público definido;
            – desenvolvimento de estratégias para alcançar novos clientes;
            – etc.

Todas as atividades, em cada um dos processos de gestão de informação, facilitam a criação de produtos/serviços que agregam valor ao negócio. A empresa ou empreendedor do meio musical, precisa ter seu diferencial para atuar no mercado, e assim, alavancar seu negócio, ter vantagem competitiva, através do uso consciente e inteligente da informação.

Herik Assis
Baterista – Diretor Kass
Contato: (31) 3375-7581
(31) 9646-9999
herikassis@kass.com.br

 

Autorizada à veiculação do artigo, desde que mantidos os créditos.

____________________________________________________

Se você não é cliente Kass e deseja receber nossas publicações, entre em contato conosco que teremos prazer em lhe enviar os informes das atualizações. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s