Compasso e Tempo

Herik Assis

Todos que tocam algum instrumento possuem alguma noção do que seja compasso e tempo musical. Mas, você realmente sabe o que é? Sabe definir compasso? Sabe definir tempo?

Por vezes vemos músicos dizerem: “vamos parar dois compassos!”. Mas, na verdade a execução foi de dois tempos, ou vice-versa. Também há aqueles que confundem compasso com um trecho de uma composição.

Vou tentar esclarecer estes dois conceitos, por serem estes, dois dos principais fundamentos da música. Compasso e tempo serão definidos na teoria (escrita musical) e na prática (execução musical) para que o entendimento seja mais abrangente:

Compasso: divisão da música

Na escrita: é delimitado através das barras divisórias.

Na execução: é definido através de uma ‘batida’ (pulsação) mais forte que é feita naturalmente pelos instrumentos e vozes.

Tempo: divisão do compasso.

Na escrita: é definido através dos agrupamentos das figuras. Por vezes, informalmente, é indicado através de numerais colocados acima das figuras.

Na execução: é indicado através de uma ‘pulsação contínua’ característica da maioria das músicas. Ou seja, seu andamento.

As definições de Compasso e Tempo acompanhadas de exemplos sonoros são mais eficientes para o aprendizado. Vamos ouvir duas músicas. Cada uma exemplificando cada conceito. Começaremos exemplificando o conceito de Tempo por ser este um conceito musical que conseguimos apreender intuitivamente. No clip do músico mineiro Gu Brother, o Tempo é facilmente identificado pela própria pulsação da música.

Para exemplificar o Compasso, escolhemos uma música de Christofer Cross. observe que a composição rítmica da guitarra foi construída dentro de um compasso.

Já sabendo das definições de Compasso e Tempo, tente identificar estes conceitos nas músicas que escutar e em uma partitura.

Após conseguir identificar com segurança tais conceitos nas músicas, avance seus estudos no sentido de identificar quantos tempos há em cada compasso. Assim, você estará identificando também o tipo de compasso da música: ternário (três tempos), quinário (cinco tempos), binário (dois tempos), etc.

Estas novas informações com certeza enriquecerão muito seu conhecimento musical e serão de grande valia quando estiver tocando.

Herik Assis
Baterista – Diretor Kass
Contato: (31) 3375-7581
(31) 9646-9999
herikassis@kass.com.br

Autorizada à veiculação do artigo, desde que mantidos os créditos.

____________________________________________________________________

Se você não é cliente Kass e deseja receber nossas publicações, entre em contato conosco que teremos prazer em lhe enviar os informes das atualizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s